Soluções
Assessoria de Imprensa
Assessoria de imprensa é uma forma de se conquistar cobertura
editorial (reportagens, notas em colunas etc.) nestas mesmas mídias,
com apelo noticioso e não comercial.
Assessoria de Imprensa produz notícias para conquistar o espaço
editorial, que não é pago e tem interesse único na informação com
credibilidade.
É uma das ferramentas mais eficazes no desenvolvimento da
reputação. A assessoria de imprensa é responsável por conquistar
espaço e credibilidade da empresa, marca, serviço ou produto no
espaço editorial, por meio de notícias, artigos, reportagens e
matérias.
O que faz uma Assessoria de Imprensa?
A Assessoria de Imprensa é responsável por fazer o meio de campo
entre a marca/empresa e a mídia, ou seja, ela é responsável por
inserir sua empresa em contato com jornalistas e formadores de opinião,
atingindo espaços editoriais em veículos de comunicação. A
Assessoria de Imprensa, além de divulgar, expõe positivamente,
fortalece a imagem e trabalha o posicionamento adequado na imprensa,
tornado seu produto conhecido.
De que maneira as empresas podem aproveitar o potencial da Assessoria
de Imprensa?
A Assessoria de Imprensa produz conteúdo relevante e institucional
(notícias, reportagens, pautas, entrevistas, notas) sobre sua
marca/empresa e divulga a jornalistas de veículos de comunicação de
interesse. Com a Assessoria é possível ampliar o posicionamento da sua
marca/empresa e fortalecê-la, tornando-a fonte de consulta para
jornalistas e conhecida perante o público e a mídia. Além disso, a
Assessoria de Imprensa é capaz de atingir veículos de comunicação de
todo o Brasil.
A empresa pode contratar a Assessoria de Imprensa a qualquer momento?
Sim, desde que esteja preparada para se divulgar na imprensa, ou seja,
é necessário ter todas as informações que serão divulgadas, assim
como o objetivo a ser atingido na imprensa. Por isso, todos os materiais
de divulgação devem estar prontos, como site, produtos, serviços,
amostras, presskit, etc. Além disso, os profissionais da empresa
também precisam estar comprometidos para reuniões de pauta e com o
atendimento a imprensa.
Como mensurar resultados e retorno com a Assessoria de Imprensa?
Os resultados da Assessoria de Imprensa são mensurados mês a mês,
por meio de um relatório de clipping (pasta com todas as notícias do
cliente publicada na imprensa), um relatório de atividades e
resultados, que menciona todo o trabalho realizado, além de
avaliações quantitativas e qualitativas. O retorno do investimento é
medido pela qualidade dos veículos de comunicação que publicaram a
matéria, pela quantidade de informações publicadas na imprensa e pelo
planejamento de mídia, que deve ser acompanhado para verificar se os
conteúdos publicados estão de acordo com os objetivos da empresa.
Assessoria de Imprensa é Publicidade?
Não, a Assessoria de Imprensa produz notícias para conquistar o
espaço editorial, que não é pago e tem interesse único na
informação com credibilidade. A publicidade visa a promoção da
empresa, no qual paga-se por um anúncio publicitário, geralmente com
interesse comercial.